sábado, 15 de janeiro de 2011

Mecanismo de Defesa: Mito 4 - Vertuno e Pomona - Negação

Negação: O sujeito defende-se dos seus desejos, negando a si mesmo que estes desejos são seus.

Mito: Vertuno e Pomona
Pomona era uma ninfa dos bosques e nenhuma delas excedia-lhe em amor ao cultivo dos jardins e dos pomares. Trazia como arma um podão na mão direita e com ele se defendia. Dedicava-se às árvores frutíferas e de seus pomares cresciam deliciosas macieiras. Os faunos dariam tudo que dispunham para possuí-la e era por eles admirada. Mas Pomona não lhes correspondia.
Vertuno, porém, discretamente e disfarçado, aproximou-se de Pomona, como quem nada queria, e sem demonstrar intenções, alimentava a paixão com sua presença. Pomona o recusaria como pretendente, pois era isso que sempre fizera com os demais.
Certo dia, Vertuno, se disfarçou de velha, com cabelos grisalhos cobertos com uma touca e tendo um bastão na mão, entrou no pomar e elogiou os frutos. Beijou Pomona, na testa e ela o recebeu. Sentou-se ao seu lado e questionou-a por que não se interessava por Vertuno, que a amava e que admirava as mesmas coisas que ela, plantas, flores, árvores e animais. Falou-lhe que os deuses castigam a crueldade e que ela escorraçava os homens, mas bem sabia que assim como a parreira de uvas necessita do Olmo, árvore que lhe sirva de apoio em que possa enlaçar-se e produzir seus frutos e o Olmo só tem função servindo de apoio à parreira, assim Pomona unindo-se a Vertuno, deus da fauna, um enriqueceria o outro. E contou a história de Ífis, um jovem humilde que amava Anaxárete, nobre dama que o repelia, por este ser pobre, apesar de desejá-la. E a medida que o jovem declarava o seu amor, mais Anaxárete demonstrava a dureza do aço, surda  aos vagalhões... Zombava dele até que Ífis, não suportando os tormentos do amor desesperançado, suicidou-se. Tão logo passou o funeral de ÍfiS na porta da casa de Anaxárete, o amor negado que Anaxárete  sentia por ele foi enrijecendo e junto com ele seu coração e todos os seus membros. Anaxárete se tomou numa mulher de pedra, uma estátua.
Ouvindo essa estória, Pomona abraçou Vertuno, e esse já sem os disfarces de velha pode dec1arar seu amor e então foi por ela correspondido.

(Alguma estória tem que ter final feliz, né??? rsss)

Nenhum comentário:

Postar um comentário